quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Enxoval = Dúvidas

Sinceramente não acho que seja tarefa fácil preparar um enxoval para o primeiro filho , no meu caso , são muitas dúvidas do que REALMENTE preciso , do que REALMENTE se usa e principalmente da quantidade necessária , vira e mexe eu tento organizar as coisinhas da Manu mas acho que só vou conseguir ter uma noção exata quando montar o quarto dela e colocar tudo no devido lugar ... isso só vai acontecer depois do dia 19/11 até lá vou tentar me focar e fazer uma lista de tudo o que já temos , não quero exageros mas também não quero que falte nada do que ela precisa , é difícil ponderar isso quando você ainda não passou por essa experiência , já conversei com muitas amigas sobre isso e é interessante como cada uma tem uma opinião , uma "quantidade" em relação ao enxoval , acho que ainda tenho um tempinho para terminar de arrumar as coisinhas dela , sei que vou conseguir , é só uma questão de tempo

Algumas dúvidas :

- aquele kit de higiene realmente se usa?
- preparo a mala da maternidade com roupas RN ou P ?
- quantos bodys e mijões ela realmente precisa ?
- será que tenho necessidade de usar babá eletrônica ?
- comprar ou não lembrancinha de maternidade ?

Sem contar o meu enxoval :

- quantas camisolas / pijamas comprar
- quantos sutiãs e calcinhas comprar
- quais os tamanhos , o mesmo numero que uso hoje , numeração maior ????
- compro cinta ou não ???

é muita coisa para pensar não é ? Se alguém puder me dar um help eu agradeço . Beijos

4 comentários:

  1. Fabi, neste eu não poderei te aconselhar!
    Mas tem um blog muito legal que sempre leio, talvez lá você poderá encontrar informações bem legais: http://potencialgestante.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O kit higiene se usa se vc for limpar o bumbum dela com algodao e agua. Se for partir para o lencinho umedecido, não usa. Com Olívia eu usei o kit e com o Vini não! Acho mais pratico usar lencinho!
    Mala Maternidade com roupas Rn.
    10 bodys + 10 mijões
    Eu uso muito a babá eletronica com video! Uso há 3 anos! hehe
    Eu comprei lembrancinha e foi tudo!

    Seu enxoval:
    eu usei 1 camisola na maternidade, mas comprei 2
    Calcinhas eu usei as mesmas, sutia é bom ter pelo menos 3.
    Tamanho do sutiã é pelo menos 1 numero maior!
    Sim, compre cinta! Cinta é muito boa pra ajudar o corpo voltar ao normal! Eu usei por 2 meses direto!

    ResponderExcluir
  3. Fabi, no meu caso:

    Kit higiene eu comprei, usei nos primeiros dias, mas como o lencinho é muuuito mais prático e meu baby não teve alergias a nenhuma marca testada, não usei mais o meu kit higiene. Estou só nos lencinhos mesmo.
    Mala maternidade eu levei 4 mudas de roupas de RN e 4 de P... sinceramente, as roupas RN ficaram pequenas no meu filhote, mas isso varia de acordo com o peso que a Manu vai nascer. O Rafa nasceu com 3,265 kg...
    Quanto a quantidade de bodys e mijões, o guarda roupas do Rafa é simplesmente lotado dessas peças de roupa. Eu optei por não usar conjunto pagão porque fica tudo amassado na criança. Então sempre usei e uso até hoje essa combinação body + mijão e a minha sorte foi ter muuuuuitos porque no inicio já houve madrugadas que eu troquei 6 mudas de roupas (só na madrugada) porque vazou xixi, ou porque vazou coco, enfim...
    Hoje em dia não vaza nem xixi, nem coco, mas ele tá numa fase de babação absurda. Então vira e mexe o body tá encharcado de baba ! Aí troco...então uso muuuuitos por dia !

    Babá eletrônica nunca usei porque ele dorme no berço dele, mas no meu quarto. Achei mais prático pra amamentar durante a madrugada. Não preciso sair do meu ambiente.

    Quanto às lembrancinhas de maternidade eu não dei. Achei um gasto desnecessário. E estava certa. Ninguém deixou de ir por isso, ninguém reclamou, comentou ou perguntou sobre. Nadinha. E recebi visitas nos dois dias que estive na maternidade (sábado e domingo) o dia todo.

    O meu enxoval:

    Eu comprei e usei 2 camisolas na maternidade
    Calcinhas eu comprei de tamanho um pouco maiores do que eu uso normalmente... comprei e levei 6. Sutiã eu comprei aquele de amamentação, comprei e usei 2, mas depois vi que precisava de mais e hoje eu tenho 4.
    Tanto calcinha, quanto sutiã eu comprei de número maior.
    Já saí da maternidade de cinta e usei durante 2 meses e meio direto...só tirava pra dormir mas mesmo assim, a primeira coisa que fazia quando acordava de manhã era colocar. Hoje em dia uso quando lembro... meu bebê tem 4 meses. Posso dizer que o que me salvou foi a cinta...compre sim !!!

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  4. Fabi, por mais palpites que vc receba só na prática mesmo pra saber...
    Eu usei o kit higiene, mandei fazer 3 potes de madeira com tampa que hoje uso pra guardar miudezas e comprei uma garrafa térmica comum pequena. Mas sinceramente hoje eu usaria o lenço umedecido desde o começo.
    O tamanho das roupas na mala vai depender do tamanho da Manu, o João usou RN no primeiro mês, mas eu também usava as roupas P, na verdade essa numeração é meio furada, tem roupa P menor que RN, rsrsrsrsrs...
    A babá eletrônica é outro item controverso, depende muito da dinâmica de vocês. Eu comprei, usei por um tempo e doei, a pessoa que ganhou usa até hoje... Se está em dúvida, espera ela nascer e se você sentir falta vc compra...
    As lembrancinhas eu dei, é uma tradição que eu quis seguir, mas não as fiz sozinha, minha mãe e minha cunhada fizeram questão de me ajudar a fazer e é uma lembrança boa da minha gravidez, adorei fazê-las!
    Eu levei 2 camisolas e 1 pijama e só usei o pijama, é bom levar mais de 1. Sutiãs de amamentação comprei 2 e 2 de algodão 1 número maior. Tem médico que não aconselha a cinta, mas sinceramente, ela salva! A barriga fica meio molenga, estranha e a cinta dá firmeza, é ótimo! Eu comprei 2 calcinhas tipo cinta que na frente tem um reforço (uma que a mãe/avó da gente usava, rsrsrsrs) e também ajudou muito. Bjim e qualquer coisa é só falar :)

    ResponderExcluir